Por que investir em uma ONG?

You are currently viewing Por que investir em uma ONG?
  • Post category:Notícias

Se você está lendo esse artigo, provavelmente está interessado em saber os motivos para ajudar uma organização não governamental, as ONGs.
Neste artigo você encontrará motivos e tópicos que irão transformar a sua perspectiva sobre doações.

Toda pessoa que se dispõe a doar seus recursos para uma ONG deve fazer uma pesquisa para saber seu histórico e sua atuação, conferindo se esse investimento será realmente utilizado para fazer o bem ao próximo. Uma entidade do terceiro setor que se mostre transparente e sustentável faz a diferença no mundo e supre uma necessidade não atendida pelo Estado. Dentro dessa ideia, apresentamos três motivos que o convencerão a investir nas ONGs.

1- ECONOMIA: PRIMEIRO, SEGUNDO E CLARO… O TERCEIRO!
Por definição, o terceiro setor, composto por organizações privadas da sociedade civil sem fins lucrativos, atua nas brechas deixadas pelo setor público (primeiro setor) e privado (segundo setor), buscando a promoção do bem-estar social. Ele trabalha para realizar objetivos sociais que suprem essas carências da população relacionadas à saúde, educação, cultura, meio ambiente e outras áreas.

Considerando essa atuação, é fácil perceber que as ONGs são importantes atores sociais para um país, conferindo benefícios relevantes para a população. Vivemos em uma situação de crise econômica grave, no Brasil e no mundo, o que compromete a transferência de recursos estatais para áreas importantes da sociedade, como saúde e educação.

Neste momento, a atuação das ONGs se torna uma forma de apoio das pessoas que dependem desse investimento, que foi reduzido com a crise econômica. Essa é apenas uma das situações que demonstram a relevância do terceiro setor para o país.

2- DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Além dos benefícios oferecidos para pessoas que precisam de apoio, as ONGs oportunizam a criação de uma comunidade em torno do seu local de atuação. A união das pessoas em torno de uma causa que as atinge é uma forma de interação social relevante, que desperta outros sentimentos que podem contribuir para o desenvolvimento regional.

3- SENSAÇÃO: PRAZER E IMPORTÂNCIA EM REALIZAR O BEM
Ajudar o próximo não é só um mandamento cristão. É uma ação que, independente de religião, provoca-nos os melhores sentimentos de felicidade e realização.

Ao realizar uma doação, sentimos que estamos contribuindo para melhorar a vida do outro. Inclusive, em pesquisa recente, ficou comprovado que, ao realizarmos algum tipo de benfeitoria, ativamos uma região do cérebro que nos garante a sensação de prazer.
A união de esforços gera impactos positivos para a sociedade

Informações: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/por-que-investir-nas-ongs/