Projeto
Apadrinhamento
São projetos aprovados pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), criados com o intuito de proporcionar às crianças e adolescentes da instituição o direito à convivência familiar substituta, oportunidades de cursos profissionalizantes, empregos e o custeio de bens de consumo de uso pessoal.
Apradinhamento
Afetivo
No apadrinhamento afetivo, a pessoa apadrinha uma criança ou adolescente, sem envolver a parte financeira. O padrinho ou madrinha, pode passar os finais de semanas, feriados e datas comemorativas com a criança ou adolescente, proporcionando a ela convívio familiar e comunitário
O padrinho ou madrinha pode e deve participar da vida escolar do afilhado(a), acompanhar ao médico, participar de festas e da vida social do afilhado(a). Para isso o padrinho ou madrinha passam por várias capacitações e momentos lúdicos onde se observa a afinidade das crianças com os padrinhos ou madrinhas. Somente depois de se estabelecer esse vínculo se inicia a convivência fora da casa de acolhimento.
Os padrinhos e madrinhas precisarão ter disponibilidade para participar de encontros para orientações com uma equipe técnica, composta pelo coordenador do projeto, pelos psicólogos e assistentes sociais da instituição.
É um projeto que só depende de amor e carinho.
Apadrinhamento
Financeiro
No apadrinhamento financeiro, o padrinho ou madrinha tem a opção de conhecer ou não seu afilhado(a). Independente da escolha, ele se responsabiliza por prover à criança ou adolescente, material escolar, cursos profissionalizantes, materiais de bem e consumo de uso pessoal da criança ou adolescente, doando assim um valor mensal para esse custeio ou os próprios materiais e bens.
Apadrinhamento
Empresarial
O empresário de pequeno, médio ou grande porte, apadrinha um adolescente dando a ele a oportunidade de emprego (menor aprendiz, estágio, efetivação, etc), proporcionando uma possibilidade de mudança e crescimento profissional e também social ao afilhado(a).